BIOÉTICA


Leia o fragmento a seguir:
 

“O Direito pode e deve desempenhar um papel fundamental no campo da bioética: cabe a ele a tarefa de desenvolver e estabelecer padrões que permitem regular coletivamente os novos conflitos bioéticos e, especificamente estes, para lhes dar uma resolução ajustada e oportuna” (TINANT, 2008, p. 168). 
 

Na prática, o que se quer afirmar é que ética acaba limitada sem o auxílio dos: ...
 


Acordos informais


Direitos Sociais


Direitos políticos


Direitos Humanos


Processos jurídicos

Oriunda da preocupação com o humano e sua dignidade, consciente de sua responsabilidade, a Bioética de Intervenção (BI) nasceu – a partir dos trabalhos de Volnei Garrafa e Dora Porto – com o propósito de romper com a hegemonia dos modelos bioéticos norte-sul (países centrais para os países periféricos), propondo análises diferentes para uma realidade específica. Ela estabelece uma série de referenciais que orientam as suas ações.
 

Considerando o texto acima, analise os referenciais descritos a seguir e classifique com (V) os verdadeiros e com (F) os falsos:
 

(   )  I.   A não universalidade das diferentes situações, com necessidade de contextualização dos problemas específicos em exame, dos respectivos referenciais culturais, religiosos, políticos, de preferência sexual etc.
(   )  II.  O respeito ao pluralismo moral, a partir das visões morais diferenciadas sobre os mesmos assuntos e constatadas nas sociedades plurais e democráticas do século XXI.
(  ) III. A inequívoca aptidão da bioética para constituir um novo núcleo de conhecimento necessariamente multi-intertransdisciplinar. 
(   )  IV. A característica de ser uma ética aplicada, ou seja, originária da filosofia e comprometida em proporcionar respostas concretas aos conflitos que se apresentam. 

Em seguida, assinale abaixo a alternativa que corresponde à sequência correta de F e V, de cima para baixo: ...
 


V, V, F, F


F, V, F, V


V. F, V, F


V, V, V, V


F, F, F, F

“A necessidade de se enfrentar de modo ético e concreto as questões sociais e sanitárias mais básicas, como a exclusão social ou a equidade no atendimento sanitário, conjuntamente à universalidade do acesso das pessoas aos benefícios do desenvolvimento científico e tecnológico”.
 

           PORQUE
 

“Este último aspecto, extremamente atual, diz respeito à ética da responsabilidade pública do Estado diante dos cidadãos, no que se refere à priorização, à decisão, à alocação, à distribuição e ao controle de recursos financeiros direcionados às ações de saúde” (GARRAFA, 2012, p. 744).
 

Com base nas duas afirmativas acima, pode-se concluir: ...
 


As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira


As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira


A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira


A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa


As duas afirmações são falsas
 

Estabelecer as bases fundamentais da bioética supõe aspectos centrais. Entre esses estão o benefício, o dano e o consentimento. Entretanto, os três devem ser trabalhados sempre juntos, com vistas a proteger as pessoas envolvidas no atendimento à saúde, ou mesmo nas pesquisas. Sobre os três, considere as assertivas a seguir: 
 

    I.   A busca por se potencializar os benefícios deve vir acompanhada pela necessária redução dos danos.
    II.  Os benefícios precisam ser compartilhados, pois isso possibilita que pessoas desprovidas dos recursos básicos, ou mesmo aquelas que não conseguem efetivar sua dignidade, possam ser auxiliadas pelos avanços da ciência em geral.
    III. O consentimento é, na prática, uma autorização, por parte de quem é envolvido no processo de pesquisa – ou atendimento á saúde –, de maneira direta, que expressa a vontade e a concordância das intervenções sobre si ou seu corpo.


Considerando as assertivasacima, pode-se afirmar que estão corretas: ...
 


I, II e III


II e III, somente


I, somente


II, somente


I e III, somente

Ao se assumir a dignidade como uma questão de respeito, este passa a ser critério para a existência da dignidade. Isso se evidencia quando se toma a dignidade como sustento dos direitos humanos. A dignidade passa a ser fundamento dos direitos humanos. Dessa forma, o respeito fundamenta a ...
 


Paz


Economia


Sociedade


Justiça


Ética

A Ética tem um escopo diferente da Moral e do Direito. É um tema discutido desde a antiguidade e sobre o qual muitos filósofos se debruçaram.

Analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA...
 

I -  Segundo alguns filósofos, enquanto a Moral é um conjunto de regras, a ética se dedica ao estudo da Moral, buscando definir, entre essas regras, aquilo que possa ser bom para uma pessoa ou para uma coletividade.
II -  Enquanto a Moral simplesmente estabelece as regras, a ética se dedica a pensar sobre as ações de cada pessoa à luz dessas regras ou de outras regras.
III - Podemos admitir que Moral e Ética são sinônimos, pois ambas refletem o conjunto de regras que uma comunidade aceita espontaneamente, mas não são obrigatórias como as leis estabelecidas pelo Direito.
IV - Se uma pessoa salva da morte por apedrejamento uma mulher islâmica acusada de adultério, estará agindo contra as regras morais daquele povo, mas eticamente estará correto, pois a defesa da vida é uma obrigação de todos.

Estão corretas...
 


I, II e III apenas


I e IV apenas


I, II e IV apenas


I e III apenas


II e III apenas

Vimos, com a leitura do texto, que a moral varia conforme o povo e conforme a época. Dessa forma, o que é aceitável para um povo pode não ser para outro e em uma mesma população, o que é aceitável em uma época pode não ser tempos depois.  Isso significa que ...
 


As normas morais de um povo não podem ser questionadas por outro e nem as normas morais de uma época podem ser questionadas cm o passar do tempo.


Os preceitos morais estão intimamente relacionados à questão geográfica, de modo que numa determinada área as regras morais serão sempre diferentes das regras morais aceitas em outras áreas, sejam elas próximas ou distantes.


Quando Augusto Comte (1798-1857) diz que “a Moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas” ele nos orienta a fazer prevalecer nossas opiniões e modo de agir, sobre o restante da comunidade.


A moral, como um conjunto de valores compartilhados por uma população, afeta o modo com que as pessoas agem, visando ser aceitas naquela comunidade, mesmo que essas regras não estejam escritas ou registadas formalmente.


As regras morais são claramente estabelecidas, registradas e disponíveis para consulta, pois constituem o arcabouço de normas que regem as relações entre as pessoas que compõem uma determinada comunidade

Muitos teóricos da bioética, entre eles o prof. José Roberto Goldim, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, defendem que o termo bioética não surgiu em 1970, com Van Rensselaer Potter, mas sim em 1927, na Alemanha, com Fritz Jahr, filósofo e teólogo. Potter, diz que a bioética é a ciência da sobrevivência humana. Já Fritz Jahr sustenta a ideia de que a ela se caracteriza como reconhecimento de obrigações éticas, não apenas com relação ao ser humano, mas para com todos os seres vivos.
 

Unindo ambas as definições, pode-se afirmar que a preocupação da bioética é com as dimensões: ...
 


Biológica, ética e social.


Biológica, social e moral.


Biológica e ética.


Biológica, social e ambiental.


Biológica, ética e ambiental.

Analise as afrmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternatica CORRETA...

    1 – O filósofo Immanuel  Kant não  escreveu a obra Crítica da Razão Prática
    2 – A Crítica da Razão Prática foi escrita por Jürgen Habermas
    3 – O dever para Immanuel Kant era algo a ser determinado pela razão prática
    4 – Jürgen Habermas estabeleceu a comunicação como sendo a fonte dos consensos
 


São corretas as afirmativas 1 e 3


São corretas as afirmativas 1 e 4 


São corretas as afirmativas 3 e 4 


São corretas as afirmativas 2 e


São corretas as afirmativas 2 e

Os conceitos de Ética, Moral e Direito muitas vezes são confundidos.

Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
 

    I - Quando uma pessoa comenta um fato, ou analisa uma determinada situação buscando justificar ou criticar o ocorrido, à luz dos preceitos morais de uma determinada população, está atuando no campo da Ética. 
    II - A Moral, como um conjunto de hábitos e costumes de uma certa população, não se diferencia do Direito, pois este também é um conjunto de normas e leis que devem ser seguidas por uma população.
    III - Quando uma mulher de religião cristã se casa com um homem de crença muçulmana e passa a se vestir de acordo com as regras muçulmanas, ela está se adequando às normas éticas dessa população.

Está(ão) correta(s) ...
 


II e III apenas


II apenas


III apenas


I apenas


I e II apenas

Páginas: 123